domingo, 23 de agosto de 2009

Coluna - 23.08.2009

Ah, o Tahiti...
o Tahiti é por aqui !!!


Há uns anos assinei um grande contrato com uma gravadora e eles, pra comemorar, queriam me dar um presente de acordo com o tamanho do contrato assinado (belos tempos em que as gravadoras comemoravam e os piratas não existiam...). Meu advogado propôs uma viagem para um lugar de sonho. Foi aí que eu conheci o Tahiti, ou ainda a Polinésia Francesa.

Quando moramos no Rio nos anos 70, um amigo e grande ator e diretor de teatro chamado Roberto de Cleto, sempre que me via chegar com flores no cabelo e muito bronzeada, dizia: 'Chegou nossa tahitiana de Gauguin'. Àquela altura, eu só sabia do Tahiti através das aulas de geografia e Gauguin não me dizia muita coisa...

Ao ver as fotos fiquei maravilhada e recebi de bom grado o presente que incluia, além dos bilhetes para mim e meu namorado, hoteis de sonho!!!

Saímos de São Paulo para Santiago do Chile e dormimos em Santiago, de onde seguimos no dia seguinte, via Ilha de Páscoa, para Papete. Dormimos em Papete e, no dia seguinte, de manhã, voamos para Bora Bora.

O avião era daqueles monomotores que a gente entra de olhos fechados e procura permanecer assim até chegar ao destino, mas, depois da decolagem, ao olhar pela janela, tive das visões mais bonitas da minha vida! TUDO PARECIA UMA PINTURA!!! Quando aceitei a viagem e vi os prospectos, pensei: belo retoque fizeram nas fotos! Mas não. A cor do mar, os tons de azul do Pacifico, o degradê de roxos e azuis do alto mar até chegar em cada ilha, em cada atol, é indescritivel!

E assim chegamos a Bora Bora, para ficar no Bora Bora Lagoon Resort onde, é claro, escolhi bangalos-palafitas. A chegada é deslumbrante e a partir daí, esqueci na mala tudo o que não fosse canga e sandália havaiana!

Chegamos num aeroporto lindo, seguimos para um jardim cheio de hibiscos de várias cores e fomos recebidos com drinks coloridos e fresquissimos. Apresentados os vouchers, nos levaram para a nossa 'casinha' sobre o mar. Aliás, DENTRO do mar!!!

Com minha enorme paciência, não prestei nenhuma atenção ao que dizia a gerente simpatississima e tratei de colocar minha nescessaire em cima de uma mesa com tampo de vidro e...é claaaaaaaaaaaaaaaaaaro que a mesa estava sem o tampo. Era isto que a gerente havia enfatizado –OLHEM O MAR! NESTA MESA VOCÊS PODEM TOMAR CAFÉ OU UM DRINK E O MAR ESTÁ NOS SEUS PÉS!!! MAS CUIDADO: AO COLOCAR OS COPOS, CERTIFIQUEM-SE DE QUE O VIDRO ESTÁ SOBRE A MESA... Não estava e TUDO caiu dentro do mar!!! HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAAAAAAAAAAAAAAA

Eu só vi a escova de dentes, a pasta, o desodorante, dois aneis, um relógio, tudo boiando entre corais estratégicamente escolhidos para 'segurar' o que caia das mãos de turistas distraidos!!!

Passado o susto e a vergonha, foram dias e noites inesqueciveis, mergulhos noturnos, frutos do mar marvilhosos e muito romance. Na sequência fomos para Manihi e encontramos um lugar ainda mais poderosamente mágico do que Bora Bora. É uma ilha menor e menos 'badalada', portanto mais exclusiva.

Mergulhamos a mais de 30 metros de profundidade com água tão transparente e luminosidade tamanha que, se não fosse o nosso instrutor, não nos daríamos conta de quão fundo chegamos. Mergulhamos entre tubarões e peixes de todas as cores. E os corais???

Encomendamos um pic-nic com churrasco de peixes e frutos do mar, champanhe e ostras... O barco do hotel deixa tudo montado numa ilhota absolutamente deserta e volta pra buscar, na hora combinada. Hummmmmmmm... HAHAHAHAHAAHAHAHAHA

Depois, para terminar, fomos para Morea. E aí minha surpresa. A Polinésia Francesa fica exatamente na linha do Equador, então encontramos lá, que é uma ilha maior, a mesma vegetação de... Mosqueiro! Sabe aquelas folhagens meio vermelho, meio verde, com manchas amarelas? Um capim parecido com patchouli saindo dos barrancos? O cheiro da humidade parecido com cheiro forte de chuva?

Pois é, encontrei tudo isto lá e mais um povo adorável e simpático.

O povo, simples como nosso caboclo. As mulheres, morenas de dentes muito brancos e sorriso fácil como nossas caboclas, e aí entendi o porquê do meu amigo dizer – CHEGOU NOSSA TAHITIANA DE GAUGUIN... Se hoje eu o encontrasse, antes de ele dizer, diria eu – CHEGOU NOSSA CABOCLA DO PARÁ! HAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAA

Na volta, parei na Ilha de Páscoa e fiquei por lá uns dias. Mas isto é assunto para outro domingo...

Beijos e até a proxima viagem

Fafá de Belém e de todas as águas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário