domingo, 10 de maio de 2009

Coluna - 10.05.2009

A próxima viagem...


Meu pai adorava viajar de carro. Lembro-me de um Austin, um Candango (um jeep que a gente tirava a capota e era uma festa!) e finalmente a primeira Rural Willis! Sim, foram muitas, de todas as cores e, tenho certeza, que a mania que tenho de camionetes vem daí.

Papai passava em casa perguntando quem queria 'ir pra estrada' comprar carne 'verde', verduras, pato, buscar uns caranguejos e íamos nós! Os mais velhos quase nunca íam, mas eu e o Nelson, sempre! Voltávamos cheios de novidades e papai com aquele sorrisão, que só ele tinha. Sinto saudade.

Fomos morar em São Paulo e a Rural conosco. Fizemos a Belém-Brasilia em 1965! Mamãe, papai, eu, meus três irmãos e Francisca, nossa empregada. Uma aventura!!! No caminho vimos coisas inacreditáveis: cobras, jacaré na beira da estrada, revoadas de pássaros de cores indescritíveis, uma jabota que trouxemos conosco (mais um 'passageiro') e até tivemos o hotel invadido por uns índios, em Imperatriz, no Maranhão, loucos pelo retrovisor de nossa Rural!!! Rá, rá, rá rá, rá! Uma loucura!!!

Morando em Sampa, entre 1962 e 1965, todo fim de semana saíamos sem destino pelas estradas em busca de novos lugares. Na volta, seguíamos um ônibus escrito 'Destino - São Paulo' e era uma farra. Numa destas aventuras fomos em direção a Minas Gerais, às cidades históricas. Inesquecível.


Falo hoje de Minas porque acabo de receber a Medalha da Inconfidência, das mãos do governador Aécio Neves. Fiquei muito emocionada. Durante a transição democrática, estive ao lado de seu avô, Tancredo Neves, e sempre vivi o lado de cá dos palanques e dos discursos. Sempre estive do lado que realizava as homenagens. Desta vez foi, entretanto, foi emocionante estar do lado de lá, assistindo à cerimônia e ser uma das personalidades homenageadas no berço da Inconfidência!!!


Rever estas cidades é encontrar com a nossa história, nosso passado, nossa caminhada de independência e liberdade e nossa herança portuguesa.

As calçadas de Ouro Preto, as colinas de Mariana, a Estrada Real com sua bela São João del Rei , Tiradentes, Bichinho e tantas outras cidadezinhas menos conhecidas, mas tão encantadoras quanto... É uma aula de brasilidade. Este Brasil particular, discreto, cheio de tradições.

De conversas na mesa da cozinha (e que cozinha!!!). Este Brasil Brasil que não quer ser 'turístico', mas que adora ser 'viajado', descoberto com calma, sem relógio marcando hora de chegar ou sair. Um Brasil brejeiro, saboroso, dengoso, perfumado por um bom café ou um pão fresquinho, um bolo saindo do forno. Fubá, cachacinha e cigarro de palha. Um Brasil que não olha pra grife, e sim pra você e pro teu coração. E o afaga sem alardear...

Tenho em Minas grandes amigos. Quase poderia ter nascido lá. Esse jeito de falar baixinho e guardar segredo me encanta. Este nosso país me encanta! Somos tão particulares, tão plurais... Por que há momentos em que queremos ser como outros povos se somos a mistura saborosa e maravilhosa de todos eles e mais o nosso tempero tropical? Somos portugueses, italianos, japoneses, alemães, caribenhos, turcos, árabes, judeus, indios, cafuzos, caboclos! Somos o resultado feliz de todas as misturas de raças. Somos um país chamado BRASIL!

Nas próximas férias, pegue um carro (como fazia meu pai) ou entre num ônibus (como também fazia papai), ou num barco, num navio-gaiola, pegue uma mochila, junte a familia ou um grupo de amigos e DESCUBRAM ESTE MARAVILHOSO PAÍS ANTES QUE ELE SEJA INVENTADO E VENDIDO PRA NÓS EM PLÁSTICO NÃO- RECICLÁVEL!!!


BOA VIAGEM!


Fafá de Belém, do Brasil


e do Mundo.


Profissão: viajante

Nenhum comentário:

Postar um comentário