domingo, 19 de abril de 2009

Coluna - 19.04.2009

O pato inesquecível!!!

Minha filha Mariana é minha grande parceira de viagem desde que era criança. A primeira viagem que fizemos foi quando ela ia completar 10 anos. Eu estava em Lisboa e ela foi se encontrar comigo. Entrou sozinha num avião e foi de São Paulo para Lisboa na companhia dos comissários de bordo. Imaginem como ela chegou lá? Se achando, é claro! (risos).

Fomos a Paris, Veneza, Milão, Lago de Como e Pontresina, que é a terra dos Smurfs. Fizemos muito esqui de fundo; despenquei cheia de malas, de cara no chão da estação ferroviária; quase a perdi numa estação de esqui e por aí foi... Mas, mais do que todos estes incidentes, ficou na memória este tempo juntas. Só nós duas às gargalhadas pelo mundo! E foram muitas as viagens que fizemos...

Tem uma hora em que os filhos crescem e programas como este ficam perdidos por um tempo, e assim foi conosco. Mas no Natal passado fizemos uma viagem incrível! Mariana é super organizada e não gosta de surpresas. Eu adoro viajar sem nada marcado... Foi um exercício de amor, compreensão mútua, carinho e muita gargalhada!

Começamos nossa viagem fazendo um roteiro que eu conhecia bem e ela não. Neste roteiro juntei lugares por onde já tinha passado, mas que não havia tido tempo de conhecer com tranqüilidade. Mariana olhou na internet e nos livros de viagem outros lugares de interesse que eu nem imaginava, e assim traçamos 10 dias maravilhosos entre Normandia, Bretanha e Vale do Loire.

Chegamos a Paris, alugamos um carro e fomos direto para Rouen (Normandia). E por que Rouen? Porque lá tem o pato mais famoso de toda a França!

O restaurante chama-se La Couronne e fica no número 31 da Praça do Velho Mercado (Place Du Vieux Marché). É o restaurante mais velho da França (desde 1345) e o pato é o Canard à La Rouennaise a Presse, um pato inteiro prensado e servido de várias formas, para duas pessoas. Inesquecível!

A cidade é linda e foi onde Joanna D’ Arc foi queimada. Hoje há uma belíssima igreja e a Catedral é um sonho! Andar pelas ruas de Rouen é estar em outro tempo! Fizemos lá a nossa base na Normandia e, assim, podíamos ir à outras cidades sem a preocupação de arrumar e desarrumar malas todos os dias.

No dia seguinte fomos almoçar em Honfleur. Atravessamos a Ponte da Normandia e chegamos a esta que considero uma jóia à beira-mar desta região da França. Tem um porto pequeno, galerias de arte, guloseimas vendidas pelas ruas e um astral único! Almoçamos e seguimos para o Porto do Desembarque (Port Du Desembarquement). Foi lá que foi construído, durante a madrugada, um porto que permitiu o desembarque das Forças Aliadas para combater Hitler e seus horrores. É emocionante o museu! Vale a pena conhecer.

Para o almoço de Natal escolhemos o Monte Saint Michel e seu restaurante Mére Poullard com seu mágico omelete de textura inacreditável e seu carneiro pré sallé. É o seguinte: os carneirinhos e ovelhas pastam na maré baixa e comem as ervas salgadas pela água, isto traz para a carne um sabor muito especial que só é encontrada lá. Com uma boa garrafa de Pomerol... Ai,meu Deus! E foi assim nosso almoço de Natal: champagne, salada de queijo de cabra quente, omelete e o pré sallé com um belo vinho tinto! De sobremesa: Tarte Tatin, uma maravilhosa torta de maçã... Que presente Papai Noel nos deu!

De lá fomos dormir em Saint-Malot, cidade entre muralhas na Bretanha. Linda, linda! A estrada que beira o mar que nos conduz da Normandia à Bretanha tem que ser feita devagar e, se possível, faça um piquenique na praia com queijo de cabra, foie gras, uma boa baguete e uma garrafa de vinho. Saint Malo é um porto muito importante aonde você encontra roupas lindas
para usar à beira-mar. Tudo em azul e branco, a cara de julho em Salinas ou Mosqueiro... Humm

E finalmente chegamos ao Vale do Loire! A temperatura estava por volta dos 4 graus! Frio de rachar! E então? Mais vinho! Nos perdemos numa cidadezinha que não saberei o nome, comemos o melhor escargot da viagem e seguimos para o primeiro Chateaux em Anjou, O Hotel Anne D’anjou , em Saumur. Ao chegar, fomos direto ao restaurante, afinal, só tínhamos comido uma porção de escargot! Um jantar dos Deuses (quando viajo pela França, a crença de que não há bons restaurantes em hotéis cai por terra!). Na manhã seguinte visitamos o Castelo e seguimos viagem para o Chateuax Les Muids, onde Dormimos. Outro deslumbramento! No meio do caminho paramos em Fontevraud L’Abbaye e visitamos sua famosa abadia, além de comprarmos sabonetes de aromas incríveis!

O dia seguinte foi reservado para os Castelo do Loire!! O primeiro deles, o de Chambord, cuja arquitetura é de Leonardo Da Vinci. Assistir logo na entrada ao vídeo de sua construção. As novas alas que foram sendo agregadas ao projeto original é uma aula de arquitetura! De lá seguimos para outros castelos lindíssimos como Chaumont, Chinon, Chenonceau, Amboise, Cheverny...

O sol começou a se pôr e tomamos a estrada em direção a Versailles, nossa última parada antes de embarcarmos para Portugal onde, mais uma vez, passamos o Reveillon. Ou seja: voltamos pra casa!

Até a próxima!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário