sábado, 10 de outubro de 2009

Saiu no Diário do Pará

Fafá de Belém canta na descida do Glória

Aconteceu, às 12h49, a cerimônia da "Descida do Glória" que é um dos eventos mais esperados pelos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré. A cantora Fafá de Belém faz uma apresentação especial na Basílica Santário de Nazaré.

Eunice Pinto/Ag Pa

Fiéis se saúdam a Virgem de Nazaré (Eunice Pinto/AgP)

Ela começou cantando o hino do Círio de Nazaré, a música Vos Sois O Lírio Minoso, de Euclides Faria, e passou para a "Ave Maria" da própria Fafá, e que é uma composição de Vicente Paiva e Jaime Redondo.

fafa

Fafá de Belém se emocionou ao cantar durante a celebração (Eunice Pinto/AgP)

Histórico

No sábado, logo após a chegada da Motoromaria, acontece uma das cerimônias mais esperadas da quadra nazarena: é quando a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido de Souza em 1700, desce do Glória sobre altar-mor da Basílica Santuário, para ficar mais próxima dos fiéis. Todos os anos, ver de perto a pequena imagem de 28 centímetros, emociona os milhares de peregrinos que chegam de todos os cantos para prestar homenagens à Rainha da Amazônia.

A imagem, que fica recolhida no Glória durante todo o ano, é então colocada em um nicho no presbitério, no dia anterior à procissão do Círio. Isto acontece sempre ao meio dia, depois que a motoromaria chega ao colégio Gentil Bittencourt.

Esse ritual acontece desde 1969 e as primeiras vezes ocorriam de forma simples e a portas fechadas, sempre às 23 horas da véspera do Círio. Só a partir de 1992 é que os romeiros puderam acompanhar a descida da imagem com emocionante cerimônia embalada por cânticos e orações.

(Diário Online)


Nenhum comentário:

Postar um comentário