domingo, 4 de outubro de 2009

Coluna - 04.10.2009

Coração caboclo


Há poucos dias, participei da gravação de um DVD comemorativo dos 100 anos de Elpidio dos Santos. Antes que vocês perguntem QUEM???, eu falo: ele é o autor, entre outras canções , de 'Casinha Branca' ( FIZ UMA CASINHA BRANCA, LÁ NO PÉ DA SERRA PRA NÓIS DOIS MORÁ...) e de quase todas as músicas que Mazzaropi usava e cantava em seus filmes. A gravação foi feita na cidade onde ele nasceu, São Luis de Paraitinga, ao lado de Taubaté, no interior de São Paulo.

A música de Elpidio ( e são mais de 1.000!!!) É O BRASIL! Este Brasil de rios, cheiro de terra, café fresco no bule! É este Brasil que não está nas novelas glamourizado nas paisagens bucólicas 'taitianas' ou 'malfitanas' fake... É um Brasil que encontramos à beira de um rio que pode ser um riosinho ou um igarapé. Uma fazenda em Minas, São Paulo, Pantanal ou Marajó
.

A cidade foi decorada pelos moradores (as mulheres são exímias artesãs) com flores de papel, chita e estandartes dos santos festeiros São João, São Pedro e Santo Antônio. O palco, foi o coreto da praça, em frente à igreja, é claaaro!!!

Muito lindo ouvir toda uma cidade cantando seu filho ilustre com orgulho e aligria. Entre nós (eu, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Zeca Baleiro todos com seus filhos cantando e tocando) havia um menino chamado Camilo, de 12 anos e uma voz de quem não quer ser calouro infantil! Sim, por que nada mais chato do que algumas crainças que vão a programas de televisão querendo ser qualquer coisa que seja 'sucesso' ou popular, não é? Esse menino de voz grave e própria encantou-nos a todos ao desfiar um repertório que é o Brasil! Sim, Elpidio é o Brasil !

Seus choros, valsas, canções e sambas me lembraram Tia Zita cantando em sua casa, em Belém ou Salinas. Me lembrou o Bar do Gilson com seus maravilhosos saraus com nossos melhores músicos, numa harmonia rara e maravilhosa! E a cidade inteira cantava!!!

Pra completar ficamos hospedados no Hotel Fazenda Mazzaropi. Lá foi onde o velho Mazza fez todos os seus filmes e também era sua fazenda, onde morava. Tudo está lá! A criação vive solta. Patos, galinhas, galos, coelhos, ganso... Tudo solto entre lagoinhas, casinhas coloridas, alambique, ordenha e tudo o que faz a alegria das crianças e nos faz voltar a ser criança.

E eu, que tinha acabado de voltar de Nova Yorque onde fiz shows, e só tinha cabeça para escrever sobre o Central Parque, o Soho e East Village , ao chegar em São Luis de Paraitinga, joguei a toalha e falei: - EU, HEIN, QUE NOVIORKI QUE NADA! EU QUERO É ESTE BRASIL!!!

HAHAHAHAHAHAHAH

Um beijo e até a próxima viagem!

Fafa de Belém

Fonte:

Um comentário:

  1. Que honra heim! Muito obrigado Fafá, pelo elogio musicalmente carinhoso!...
    Bjos! Sdds!

    ResponderExcluir